Bobó de Camarão

bobo-de-camarao

Hoje, ensinarei como fazer o tradicional “Bobó de Camarão”, que é um prato de origem africana. Trata-se de um creme pouco consistente, feito à base de mandioca, misturada com camarões refogados em temperos verdes e azeite de dendê.

Ingredientes: 500g de camarão rosa limpo; 200g de um mix de pimentões verdes, amarelos e vermelhos e cortados em brunoise; 1 cebola média, cortada em brunoise; 250g de mandioca cozida; 1 colher (sopa) com azeite de oliva de boa marca; 250ml de molho de tomate (boa qualidade); 2 dentes alho ralado; sal  e pimenta do reino a gosto; 1 garrafinha com leite de coco; 2 colheres das de sopa com azeite de dendê, de boa qualidade e salsinha a gosto.

Modo de preparar: Numa panela grande, colocar: azeite, cebola, pimentões, alho e o sal. (importante: observar à ordem citada) Adicionar os camarões e a pimenta do reino. Deixar refogar por, aproximadamente, de 3 a 5 minutos. Caso necessário, colocar um pouco de água. (reservar). No processador ou no liquidificador, bater o molho de tomate e a mandioca cozida, em pedaços, até formar um creme. Na panela, fazer a juntada com os camarões e com o creme de mandioca. Corrigir o sal. Adicionar o azeite de dendê e o leite de coco. Deixar cozinhar em fogo baixo até se desprender da panela. Dica: Caso goste e queira, poderá adicionar 1/2 pimenta “dedo de moça”, sem sementes, bem cortada em cubinhos. Sirva com arroz branco.

Por: Ivan Melo / Imagem: reprodução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s