Qual GPS comprar ?

gps

Talvez essa seja uma das perguntas que mais aparecem nos fóruns sobre GPS: ” Qual GPS devo comprar ?  “. Apesar de ser uma pergunta muito difundida e que algumas pessoas responderam algumas dezenas de vezes, decidi escrever um tópico sobre isso, para facilitar a vida de quem quer comprar e obviamente, o depois da compra. Eu já passei por essa situação e posso afirmar que não é fácil comprar algo e concluir depois de um tempo que não era a melhor opção para você.

Não se iluda com o número de funcionalidades que um GPS oferece, principalmente se seu uso for exclusivamente para navegação, ou seja, usar dentro de um carro. Esse guia não tem como intuito tendenciar a compra de ninguém, portanto, use-o e tire suas próprias conclusões. No caso de dúvida, entre em contato; caso tenha alguma informação para complementar, melhor ainda. Quanto mais completo, melhor.

Vamos lá…. [ este guia ainda está em edição – tem algum comentário ou avaliação ? contribua ! ]

Qual o intuito da compra do aparelho de GPS ?

a) Somente navegação veicular, para andar na rua e ter um guia;
b) Para utilizar como navegação veicular, mas utilizar as funções de GPS, como gravação de trilhas;
c) Desejo fazer uso em motos/bicicletas;
d) Desejo fazer uso para caminhadas em locais sem sinalização, como matas por exemplo;

Escolhi: Somente navegação veicular, para andar na rua e ter um guia

Se você escolheu esse tópico é porque não precisa de um aparelho de GPS com todos os recursos disponíveis. O que você precisa é de um navegador.

Lembre-se que o mais importante de tudo são os mapas e a atualização dos mesmos. Um navegador de GPS com mapa desatualizado é quase tão ruim como um navegador GPS sem mapa. Pergunte ou pesquise a quantidade de atualizações disponíveis para ruas, pontos de interesse (radares [importantíssimo], shoppings, hospitais, etc) e bugs no aplicativo.

Muitos dos aparelhos que vemos por aí vendendo, são basicamente um Pocket PC alterado, com GPS embutido e com software de navegação instalado, como Destinator ou TomTom por exemplo. Com base nessa premissa, verifique o chipset do GPS que vem no aparelho, para verificar sua capacidade de captação de satélites. Quanto melhor o sinal, melhor a precisão do seu aparelho durante o processo de navegação.

Os fabricantes estão cada vez mais preocupados em adicionar mais funcionalidades, tornando um dispositivo genérico (mp3 player, câmera, rádio fm, etc), do que propriamente um navegador decente.

Hoje em dia, os chipsets mais avançados do mercado, possuem sistema com mais de 20 canais para recepção de sinais e entre as marcas posso citar (chipsets, não marca de aparelhos de navegação) :

  • SirfStar III ( Sirf Star 3);
  • NemeriX;
  • QinetiQ;
  • XTrac;

Outro ponto importante é verificar se o navegador de GPS possui suporte para entrada de antena externa. Essas antenas melhoram e muito o ganho na recepção dos sinais e a grande maioria é disponibilizada através de conectores MMCX ou MCX.

Para finalizar, vou citar um pouco das experiências que já tive, e gostaria de deixar bem claro que não estou tendenciando a compra de ninguém, já que não possuo relação alguma com qualquer fornecedor.

Linha Garmin:

Todos os navegadores da Garmin, possuem um codinome chamado NUVI. Vou destacar alguns prós e contras:

Prós:

  • Marca muito forte nas américas e possui uma gama enorme de mapas disponíveis, muitos deles pagos e que não vêm nos aparelhos;
  • Possui navegação e comando por voz em diversas línguas, incluindo Português Brasil e Portugal, Inglês, Alemão e Espanhol;
  • Suportam o sistema de FM Traffic, disponível nos EUA e Canadá, onde as rotas são calculadas com base nas informações ao vivo do trânsito;
  • Custo e expansibilidade de memória;

Contras:

  • Mapas nativo para o Brasil são muito ruins. Embora possam ser substituídos pelos mapas do projeto Tracksource que são gratuitos, força o usuário a baixar mapas, softwares e outros para atualizar o GPS
  • Garantia do fabricante no Brasil deixa a desejar;

Dentre os modelos da linha Garmin Nuvi, pude fazer testes com os modelos 260W, 255W e o 760. A diferença entre o 260W e o 255W é basicamente o transmissor de FM e possibilidade de acoplamento de antena externa. Em relação ao 760, a tela é maior e possibilidade a execução de músicas MP3. É possível fazer um comparativo das funcionalidades diretamente do site da Garmin: https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=134

Todos os 3 navegadores, testei andando nos EUA, Canadá e Brasil. Nos EUA e Canadá a cobertura do mapa foi fantástica. Aqui no Brasil, baixei os mapas do projeto Tracksource e instalei no dispositivo. Os resultados foram ótimos.

Linha Tom Tom:

Os Tom Tom são muito fortes na Europa e também possui uma presença grande nas Américas. Começou a operação no Brasil e a qualidade dos mapas é muito boa e a velocidade com que atualiza, também. O que me chama a atenção no Tom Tom é o sistema de navegação.

Prós:

  • Qualidade da interface de navegação, como já citei acima;
  • Atualização de mapas;
  • Preço em conta, ainda mais se comprado fora do Brasil – cheguei a ver com USD 100,00 na BestBuy;

Contras:

  • Preço dos mapas é um pouco salgado, dependendo do país que deseja comprar;
  • Toda atualização no GPS depende do software da TOM TOM, o que muitas vezes é um problema;
  • O sistema de menus poderia ser um pouco mais fácil, algumas telas você precisa entrar em 5 ou 6 páginas para configurar o que precisa;

Da linha Tom Tom, já tive a oportunidade de usar o TomTom XL One, e o Tom Tom Go 720. Não consigo dizer diretamente a diferença, mas gostei muito de ambos, principalmente pelo sistema de controle de iluminação que oferece. De acordo com a luminosidade do carro, ele configura automaticamente o brilho da tela. Além disso o sistema de aviso dos pontos de interesse é muito eficiente, principalmente se você deseja ser avisado de radares próximos à sua localização.

Consegui trocar a voz de ambos os aparelhos, dá até pra usar a voz do Austin Power, porém, prefiri deixar a voz feminina. A voz do cara que está lá parece de um locutor de rádio e dá sono, hehe.

Linha MIO – Guia Quatro Rodas

Meu cunhado comprou um MIO C220 e acabei colocando no meu carro para fazer o teste. O sistema de navegação me pareceu o Destinator, que particularmente, gosto muito. Dei uma olhada na especificação e vi que o chipset é o SirfStar III, com um processador Samsung de 400Mhz. Muito bom…

Achei interessante o sistema de atualização que é disponibilizado e bem fácil de instalar, já que acompanha um CD.

Prós:

  • Qualidade do mapa muito boa para a cidade de São Paulo – não sei dizer quanto às cidades vizinhas e outros estados. Algum leitor pode fornecer essas informações com mais detalhes;
  • Permite modo dia e noite, onde modifica as cores do mapa para melhor visualização;
  • Garantia e suporte técnico inclusos na compra;
  • Possui entrada para cartão externo de memória;
  • Possui atualizações de pontos de interesse e mapas;

Contras:

  • Preço um pouco salgado, comparado com os outros aparelhos citados aqui;
  • Apesar do chipset ser um SirfStar III, não possui entrada para antena externa;
  • Alto falantes distorcem um pouco o som, dependendo do volume configurado;
  • Manual não possui muitos detalhes das características físicas do aparelho;

Linha Airis:

Essa linha eu achei interessante pela simplicidade que são oferecidos os updates de mapas e pontos de interesse para o GPS do usuário.

Testei dois modelos, totalmente diferentes: O T620, que é um pocket pc rodando o aplicativo e o T945 que possui uma tela bem 4.3”, bem maior que o T620. Todos os modelos da linha Airis rodam Windows Mobile por baixo e é possível, através de software trocar o sistema de navegação, caso você queira e tenha conhecimentos para isso.

Prós:

  • Facilidade de atualização dos mapas e pontos de interesse, através de um sofware que pode ser obtido pelo site da Airis;
  • Possibilidade de conexão de antena externa, conector MMCX ( T620 );
  • Possui MP3 player integrado, além de visualizador de fotos;
  • Chipset SirfStar III;

Contras:

  • Sistema de navegação não foi do meu agrado, apesar de oferecer um sistema de navegação em 3D. Fiquei um pouco perdido com as coordenadas oferecidas pela voz e pelos avisos do navegador;
  • Manual é muito simples e não oferece informações suficientes para tomada de uma decisão sobre o aparelho;

 

Escolhi: Para utilizar como navegação veicular, mas utilizar as funções de GPS, como gravação de trilhas

Bom, se você veio para cá é porque provavelmente quer algo muito mais sofisticado. Como eu já expliquei, não é possível chamar de GPS somente o sistema de navegação veicular. Não vou me aprofundar novamente nessa teoria mais uma vez, mas dá pra notar claramente a diferença de um aparelho de GPS, tipo um 276C, com um Nuvi 255W.

Sugiro que você dê uma passada no fórum do projeto Tracksource, antes de começar a sua empreitada na compra do aparelho. Uma dica: pesquise antes de perguntar!

Depois de passado no fórum do Tracksource, verá que existe um projeto, gratuito e mantido por centenas de pessoas que doam parte de seu tempo, andando nas ruas, gravando os tracklogs ( você pode guardar todas as coordenadas de um trajeto), e depois compilando no formato de mapas. Esses mapas são disponibilizados para os usuários de aparelhos Garmin, gratuitamente e a cobertura dos mesmos é muito boa, praticamente o Brasil todo, cobrindo inclusive as rodovias.

Eu particularmente não conheço outra marca de GPS (GPS mesmo), que não seja o Garmin. Se você conhece, e temcerteza que pode substituir todas as suas funções tão bem quanto os Garmin, me escreva, que terei prazer em publicar.

Enfim… o que você deve procurar é sobre os ChartPlotters ( https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=148 ). Eu particularmente já testei um 276C no carro, usando um mapa rodaviário do Tracksource e dentro de um barco, usando um mapa marítimo. Além da qualidade da recepção do sinal, o aparelho pra mim foi um show a parte em todos os aspectos e o que mais me impressionou foi a velocidade da atualização da tela, mesmo andando em alta velocidade.

 

 

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