Dicas para economizar a bateria de seu dispositivo Android

bateria

Os celulares atuais com Android estão se tornando extremamente populares, isso porque há diversos tipos de aparelhos para vários tipos de usuários. O estoque de aplicativos é rico em interatividade que atendem às necessidades de todas as pessoas. No entanto, há um problema que é sempre um assunto a ser discutido, devido a frequência de uso, a bateria descarrega muito rápido. Nesta matéria você verá algumas dicas coletadas após um período de testes que ajuda a prolongar a vida útil da bateria para dispositivos Android. Convidamos você para ajudar a compartilhar sua experiência usando este tópico para obter um conteúdo mais rico.

Verificar o consumo da bateria dos componentes no dispositivo

Por padrão, o Android foi construído na gestão de bateria muito útil, você pode acessar em Configurações > Bateria (para Android 4.0 ou superior), ou Configurações > Sobre o telefone > Uso da bateria (no Android 2.x). Na tela você verá uma lista de percentagem que representam o consumo de energia do aplicativo. A bateria também fornece informações com estrelas sobre porcentagem de consumo de energia do sistema operacional, tela, Wi-Fi, quando o telefone está em modo de espera, modo de operação, entre outros.

Você pode ver como um “observatório”, onde poderá acompanhar de perto todo o que acontece no sistema. Caso você encontre vários aplicativos que drenam muito rápido a bateria, é fácil e rápido desligar estes, apenas pressionando o botão “Parar Force”. E também, uma nova janela se abre para você ver detalhes dos softwares usados no dispositivo, tais como os aplicativos que têm acesso ao processador, o tempo de utilização, quando correu os últimos minutos do GPS e a qualidade de dados enviados/recebidos. Se você não sente a necessidade de usar um determinado aplicativo que consume a bateria, poderá removê-lo do dispositivo.

pin android

Além disso, este gestor também nos oferece um gráfico que mostra a mudança da bateria durante o uso. Por exemplo, durante as primeiras duas horas que você usa o smartphone para navegar na web, jogar games, em seguida, a conexão cair ou fica lenta, uma longa série de gráficos de barra aparecem para informar que a conexão/itens foi ativada por quanto tempo.

Usar rede 2G e 3G ?

Ao usar a internet móvel, temos duas opções: 2G ou 3G, a velocidade da conexão 3G é mais rápida, de modo que o navegador e o download do aplicativo sejam concluídos com mais eficaz, já a 2G (conhecido como GPRS e EDGE) é mais lenta. No entanto, as desvantagens do 3G é que ele drena a bateria muito mais rápida, por outro lado, a conexão 4G economizará 50% da bateria. Portanto, se você precisa usar o seu dispositivo Android por horas e não levou o carregador, usar a conexão 3G não será uma boa opção, a rede 2G serve às características sutis, tais como ler e-mail ou acessar ao Facebook. Assim, a vida útil da bateria será significativamente durável.

Para configurar o dispositivo para executar apenas a rede 2G, você pode acessar as Configurações > Mais > Rede Móvel, selecione “Usar apenas rede 2G”, caso queira usar 3G, em seguida, desmarque esta opção.

Para poupar a bateria com a conexão sem fio, além de ajudar o software, o hardware do dispositivo também é relativamente importante. Por exemplo, a empresa Qualcomm encontrou uma maneira de integrar os componentes de transmissão sem fio, como GPS/GLONASS, 3G/4G LTE (chips usados em dispositivos móveis em que contém a CPU), que ajuda a otimizar a vida da bateria, com melhor velocidade de conexão e melhora a velocidade de acesso. Sendo assim, quando você comprar um smartphone ou tablet, procure aquele com processador Qualcomm Snapdragon, o nível de poupança e eficaz se destaca em relação à linha SoC de outras empresas.

20121116T011857

Alguns dispositivos com chip Qualcomm Snapdragon:

  • Nexus 4
  • LG Optimus G
  • HTC One S
  • HTC One
  • Xperia T / TX / V / S / P / L
  • Motorola Droid RAZR HD
  • RAZR HD MAXX

Há também smartphones com Windows Phone 7 e 8 que usam chip Qualcomm Snapdragon S4:

  • Nokia Lumia 920
  • Nokia Lumia 820
  • HTC Windows Phone 8X / 8S
  • Samsung Ativ S

Refinando a auto sincronização de dados

A sincronização automática de dados também é um fator que afeta a vida da bateria. Esta Auto-sícrona significa que o software continuará acessando a rede para obter informações, como novos e-mails e notificação do Facebook. Se você precisa usar este serviço a toda momento, não tem problema, continue atualizando a rede, mas isso pode drenar rapidamente a bateria e tornar o sistema mais lento se o dispositivo não possui um hardware forte. Para gerenciar a sincronização do dispositivo Android através do acesso de aplicativos específicos, vá em Configuração > Configurações > Personalizar.

Conta Google em geral: acessa as Configurações, em seguida, Contas. Há diferentes tipos de contas, selecione a Google, você verá uma série de marca de seleção para sincronização de conteúdo. Como: sincronizar calendários automaticamente, históricos do Chrome, Contatos, Google Drive, Gmail, Google Currents, Google Photos, Google Music Play, e muito outros. Se você não quer sincronizar algo, basta desmarcar a seleção.

google

Gmail: Abre o aplicativo, clique nos 3 pontos no canto inferior direito da tela, selecione Configurações. Escolha a sua conta de e-mail, abaixo terá o uso de dados, toque numa linha chamada “sincronização Gmail está ON”. Na caixa de diálogo que aparece, desmarque os dados auto-sync app se você quer parar com a atualização de e-mails automática.

gmail

Obs:  No Gmail App não é possível personalizar cada conta do Google.

Facebook: Após abrir o aplicativo do Facebook, toque nos 3 pontos no canto inferior direito da tela, selecione Configurações. No campo intervalo de atualização, selecione o período de tempo entre para atualizar os conteúdos. Além disso, com o Facebook, você pode acessar as configurações do dispositivo, procure a palavra Facebook na seção Conta, desmarque “Contatos” para não sincronizar os seus contatos.

facebook

Yahoo Mail: Esta seção é bastante similar à conta do Google em geral, vá em Configurações > procure Contas Yahoo! . Selecione a sua conta, desmarque Contatos se você não quer sincronizar contatos, e se quiser para de baixar e-mails desmarque a opção Mensagens.

yahoo

Dropbox: Diferente de aplicativos de sincronização simples, o Dropbox App permite o usuário a enviar fotos automaticamente em servidores da empresa, que é extremamente conveniente quando você precisa de espaço para armazenar imagens. Para ajustar esse recurso, inicie o aplicativo Dropbox, toque nos 3 pontos no canto superior direito da tela e selecione Configurações. Se você quer desativar o recurso de upload, selecione desativar Câmera Upload. Mas se você só quer sincronizar quando o Wi-Fi estiver ligado, selecione Upload > apenas Wi-Fi (também disponível para download em 3G e Wi-Fi, mas pode descarregar mais rápido a bateria).

dropbox

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s