Limão cuida do corpo, da pele, da mente e da saúde

limao01

O limão é considerado o rei dos frutos curativos, graças à variedade de usos medicinais que possui. Isso se deve a uma substância presente na casca, com vários efeitos benéficos à saúde: ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a ansiedade e tira o desânimo. Além de tudo, ela combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. Rico em vitamina C e sais minerais, o limão também é ótimo para curar e prevenir a gripe. E não é só isso! Estudos comprovam ainda que o fruto possui propriedades antibacterianas. Aprenda como usá-lo melhor no seu dia a dia:

 Fruto anticansaço: além de ser um poderoso aliado no tratamento de várias doenças, o limão ajuda a afastar o desânimo, o cansaço e a ansiedade, resgatando de maneira sutil o bem-estar. Por isso, hoje é comum o uso do limão na aromaterapia e no uso de florais, como forma de reequilibrar o organismo e a mente.

Adeus, gordurinhas: aprenda com os ensinamentos da medicina aiurvédica, desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos: o limão é um laxante suave e estimula a digestão. Usado com bom senso, e associado a outras frutas ou legumes em forma de suco, ele ajuda até a emagrecer. Quer experimentar? Tente as duas receitinhas abaixo:

• Passe pela centrífuga ou bata, no liquidificador, 2 limões inteiros (com a polpa e a casca) e 2 talos inteiros de aipo. Dilua com um pouco de água. Tome o preparado em jejum, todo dia, durante sete dias seguidos. Pule uma semana e repita o tratamento.

• Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de talos e folhas de erva-doce, 2 limões descascados (1 deles com partes da casca) e 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco. Coe e sirva imediatamente. Tome por 21 dias e dê um intervalo de uma semana. Se desejar, repita o processo.

Os poderes curativos do fruto

Azia: Esprema o suco de 1 limão em ½ copo (americano) de água. Beba imediatamente.

Aftas: Com o auxílio de um cotonete, passe suco puro de limão no local machucado.

Amigdalite e faringite: Faça gargarejo várias vezes ao dia com água morna, suco de limão e uma pitada de sal.

Asma: Toste no forno um limão inteiro. Esprema e misture o suco com 1 colher (sopa) de mel. Tome 1 colher (chá), de hora em hora.

Colesterol: Em jejum, tome o suco de 1 limão com um pouco de água morna todas as manhãs.

Diarreia: Bata no liquidificador o suco de 1 limão, 1 maçã e um punhado de erva-doce e hortelã frescas. Coe e tome na hora. Se desejar, dilua a mistura em água fresca ou de coco.

Dor de dente: Pingue algumas gotas de suco de limão no local da dor.

Febre: Corte 3 limões médios em fatias finas. Leve ao fogo com 500 ml de água. Deixe ferver até que a água reduza a um terço. Tome ½ xícara (chá) de hora em hora até que a febre baixe.

Gripe: Tome suco puro de limão três vezes ao dia. Ou faça um chá com 1 limão descascado cortado ao meio, 2 dentes de alho com casca, cravo e canela em pau a gosto. Adoce com mel e tome bem quente, antes de deitar.

Mau hálito: Faça gargarejos com 1 copo (americano) de água morna e o suco de ½ limão.

Náusea: Beba 1 copo (americano) de água gelada com gotas de limão. Outra dica: corte 1 limão ao meio e aqueça as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira. Salpique sal sobre uma delas e mel sobre a outra. Chupe o suco das duas.

Reumatismo: Tome água com limão várias vezes ao dia (inclusive cedo, em jejum).

Soluço: Tome 1 colher (sopa) de suco de limão.

Alerta geral:

1. O limão é usado em tratamentos alternativos. Ou seja, ele não substitui os métodos convencionais e as recomendações médicas. E também não garante a cura – apenas dá uma bela força a mais ao organismo.

2. Depois de manusear um limão, lave bem as mãos com água e sabão. Isso evita manchas na pele quando você se expuser ao sol.

Você sabia?

• O limão possui baixo teor calórico: 100 g de limão = só 25 calorias.

• Várias linhas da medicina (tradicional, xamânica e alternativa) já reconheceram que o consumo diário do limão melhora bastante a concentração mental, a memória e a visão. E isso independentemente da forma de consumo (suco, terapia intensiva, aromaterapia, fitoterapia etc.)

Fonte: mdemulher

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/geral/o-limao-e-uma-farmacia/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s