APRENDA A LER O PNEU DO SEU CARRO

PNEUS

 

Foto: Divulgação

Acha que 185/70 R 14 87H é grego? Nós ensinamos como se lê um pneu

Os pneus carregam em sua lateral uma espécie de “documento de identidade”. Estamos falando daquele número extenso e aparentemente confuso, mas que na verdade é muito revelador (e importante). Nós sabemos que ninguém dá muita atenção para ele, mas saiba que ali estão algumas especificações do pneu, como característica de construção, medida, carga máxima, velocidade, entre outras.

Entenda melhor como ler os pneus

Vamos tomar por base o pneu 185/60 R 14 82H e ver o que cada número e letra representa:

185 – Largura do pneu em milímetros
60 – Perfil, representa o percentual entre a altura e a largura da seção do pneu em milímetros. Quanto menor for esse número, mais baixo será o perfil do pneu.
R – Tipo de construção do pneu. Neste caso, o “R” significa radial. O pneu também pode ser “D” (diagonal) ou “B” (diagonal-cintada, belted em inglês).
14 – Diâmetro interno do pneu em polegadas (= diâmetro do aro).
82 – Índice de carga, indica a capacidade de carga máxima que o pneu pode suportar. Nesta caso, o número 82 revela que este pneu leva a carga máxima de 475 kg.
H – Símbolo de velocidade,  indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido. A ketra W estabelece que o pneu pode rodar até 210 km/h. (confira a tabela abaixo).

Equivalência entre o símbolo de velocidade e a velocidade máxima (km/h)

N – 140
P – 150
Q – 160
R – 170
S – 180
T – 190
U – 200
H – 210
V – 240
W – 270
Y – 300

Pneu tem validade

Na hora de comprar um pneu é importante observar sua validade (sim, pneu também vence!). A forma mais simples é, novamente, observar sua “identidade” na lateral –  tecnicamente conhecida como flanco. Após a sigla DOT geralmente fica um número de quatro dígitos, como “1511”. Os dois primeiros representam a semana e os dois últimos o ano de fabricação. Ou seja, neste exemplo o pneu foi fabricado na 15ª semana de 2011. Simples assim.

Vale destacar que o prazo de validade dos pneus é de 5 anos – mesmo que não haja uso. Após este período, a borracha endurece e podem aparecer pequenas rachaduras. Em caso de bolhas ou deformações, a estrutura pode estar comprometida. Neste caso, não pense duas vezes e troque logo seu pneu.

O que é um pneu “careca”?

 

Outra marca importante do pneu é o indicador de desgaste da rodagem – TWI (Tread Wear Indicators). Se o pneu estiver gasto até ao ponto em que os indicadores de desgaste tenham a mesma altura dos reforços adjacentes do piso, isso significa que o pneu possui apenas 1,6 mm de profundidade. Ou seja, o pneu está oficialmente “careca”. Atenção! Segundo nossa legislação, a profundidade da área que fica em contato com o solo não pode ser inferior a 1,6 mm. Além de ser perigoso, quem trafegar com o pneu “careca” pode ter o carro apreendido.

Curiosidade

Você já parou para pensar porque os pneus são sempre pretos?

É que no processo de fabricação das borrachas é utilizado um elemento chamado negro de fumo, uma variedade do carvão. É este elemento que dá a cor negra ao pneu, além de aumentar sua resistência e durabilidade. Ou seja, além de um agente reforçante em borrachas, o negro de fumo  também possui grande capacidade de pigmentação.

Fonte:

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/garagem-cd/oficina/aprenda-a-ler-o-pneu-do-seu-carro/6688

 

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