Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

CAMARO 2

 

Pense em um Chevrolet Camaro 2015 cor Amarelo Lemon Peel. Agora retire o teto rígido e coloque uma capota de tecido. Pronto, se ele já chama atenção nas ruas, o conversível duplica os olhares alheios. E são as crianças que se encantam ainda mais com o muscle car americano.

Com ostentação em dose dupla, o Chevrolet Camaro Conversível 2015 não precisa de holofotes ou sirenes para se destacar entre os carros comuns (e também os não comuns). Não é para menos, o Camaro tem fama de celebridade e catapulta a breve carreira de seu condutor, que pode sim ser confundido com alguém famoso.

Por R$ 239.900, o Chevrolet Camaro Conversível 2015 é seu. Não é barato, ainda mais se comparado ao mercado americano, onde essa versão SS em específico custa a partir de US$ 45.990. É mais que o dobro do preço. Mas o que há no mercado nacional com um V8 de 406 cv, desempenho alucinante e na bagagem a ostentação pedida por alguns nesta faixa de preço?

Para quem não quer se esconder atrás de películas escuras ou sob um estilo esportivo mais próximo do conservador, o conversível da General Motors é o carro para se destacar entre os demais. E mais, ele não é apenas chamativo, é também um puro-sangue divertido de dirigir. Sucesso de público dentro e fora das telas, o Chevrolet Camaro chega a ser mais que um carro para alguns. Um sonho.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 77 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

Por fora…

Quando surgiram as primeiras fotos do Chevrolet Camaro 2015 renovado, a impressão era de que ele perdera parte da agressividade do anterior. No entanto, quando você observa a coisa ao vivo percebe que há um animal escondido ali, espreitando e pronto para dar o bote. E no caso do conversível ele faz isso com um pouco mais de classe.

Ele parece pequeno, mas não é. Por causa do pequeno espaço 2+2 e por falta de um teto rígido, esse bólido de Michigan esconde bem seus 4,83 m de comprimento. Ele também é bem largo, quase 2 metros de largura sem os retrovisores, que para quem tem garagem com entrada estreita, torna-se um pequeno problema por não serem rebatíveis manualmente.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 14 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

Todo grande, com exceção da altura (ainda menor que no cupê), o Chevrolet Camaro Conversível 2015 é bem americano também no peso, 1.916 kg. Na frente, os faróis de lente retangulares chamam atenção pelos detalhes simples. Nada de LEDs, apenas luzes comuns. A grade estreita aumenta a esportividade natural do carro.

O para-choque tem visual até simples, sem exagerar em spoilers e entradas de ar anabolizadas de certos esportivos que tentam provar alguma coisa. O capô longo e largo tem uma protuberância dotada de entradas de ar adicionais de cor preta. As rodas de alumínio polido aro 20 tem aparência muito esportiva, reforçada pelas pinças de freio Brembo e pelos pneus Pirelli P-Zero 245/45 ZR20 na frente e enormes 275/40 ZR20 atrás. São 27,5 centímetros de largura.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 15 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

Na traseira, o Chevrolet Camaro Conversível 2015 possui lanternas retangulares com iluminação comum e estilo que lembra os anos 80. O para-choque é envolvente e as duas bocas de escape cromadas dão uma boa dimensão da força do potente V8 6.2. A pequena tampa do porta-malas abriga um defletor de ar e uma antena de estilo barbatana de tubarão.

A capota em tecido tem vidro traseiro térmico e seu acionamento total dura 20 segundos, sendo necessário apenas o destravamento de uma única alavanca no teto e manter o botão interno pressionado para que o movimento possa assim ser interrompido para regressar à posição anterior.

Quando recolhida, a capota pode ser ocultada através de uma capa dobrável guardada dentro de uma bolsa no porta-malas, garantindo assim menor arrasto aerodinâmico durante a condução e também melhor estética. No entanto, em caso de necessidade de se erguer a tampa, o condutor deve retirá-la para que a operação se complete.

Por dentro…

O interior do Chevrolet Camaro Conversível 2015 segue à risca o da versão cupê SS. O painel conta com quadro de instrumentos com estilo que remete ao clássico americano, destacando-se os mostradores com formato quadrado. Um display digital central oferece várias opções de informação ao condutor, incluindo navegação e mídia.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 34 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

Como em um modelo desse o foco tem de ser na estrada, o modelo oferece um HUD sobre o painel, tendo visualizações personalizadas através de um botão do lado direito da coluna de direção, incluindo intensidade dos grafismos. Do lado esquerdo da coluna, comandos dos faróis, lanternas e iluminação do cluster.

O volante tem três raios e segue o padrão Chevrolet, apresentando revestimento em couro e detalhes na cor cinza. Os comandos remotos são para controle de cruzeiro e telefonia/mídia. Na alavanca esquerda, há comando para o menu e funções do computador de bordo. Do lado direito, a haste regula as ações dos limpadores e lavadores do para-brisa.

O Camaro Conversível 2015 tem a parte central do painel em acabamento cinza brilhante com difusores de ar retangulares e multimídia MyLink com navegador/MP3/CD/DVD/Aux/USB/Bluetooth. A tela é sensível ao toque e tem boa visualização das informações.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 60 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

Logo abaixo, o ar condicionado automático apresenta botões estilizados e de fácil manuseio, assim como aquecimento dos bancos e outras funções. Sobre o túnel da transmissão, o conversível americano se destaca pelos instrumentos auxiliares, tendo manômetro de óleo, temperatura do óleo, temperatura da água e voltímetro. Todos agrupados de forma perfeita. Próximo, o bom (e perigoso, para quem não sabe usar) botão de desligamento do controle de tração.

A alavanca de transmissão tem acabamento em couro e detalhes cromados, não tendo opção de trocas manuais, exceto pelos paddle shifts instalados atrás do volante. Ao lado, uma grande alavanca de freio de estacionamento.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 39 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

Porta-copos sem tampa e apoio de braço central com porta-objetos e entradas auxiliar e USB ficam entre os assentos. De volta ao painel, o porta-luvas tem pouco espaço, enquanto o acabamento do conjunto emprega LEDs de tonalidade Ice Blue durante a noite. Essas mesmas luzes podem ser vistas nas portas, que apresentam acabamento em plástico pintado de cor cinza brilhante no centro.

A entrada do condutor ainda apresenta abertura do porta-malas. As maçanetas são cromadas. Soleiras de alumínio personalizadas dão as boas-vindas aos ocupantes. As portas são pesadas e parecem não suportar o próprio peso, mas se encaixam perfeitamente no batente fixado na carroceria. Os vidros dianteiros e traseiros possuem comandos na porta do motorista e são recolhidos automaticamente durante o rebatimento da capota.

Como são grandes, as portas favorecem também a entrada no diminuto espaço traseiro, que oferece conforto apenas para dois adultos de baixa estatura ou crianças. Atrás dos encostos dianteiros existem alavancas que rebatem os bancos para o acesso. Os dianteiros possuem regulagens elétricas, incluindo lombar para o condutor. O revestimento geral é em couro e a sigla SS é bordada nos apoios de cabeça da frente.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 52 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

Já o porta-malas tem pouco espaço. São apenas 290 litros com a capota erguida e 222 com ela abaixada. Há uma rede interna que quando utilizada, impede que a cobertura seja recolhida, fazendo com que objetos ou bagagem não sejam prensados. Se o espaço é pequeno, ele fica ainda menor com a bolsa contendo a capa externa da armação do teto móvel. Sob o assoalho, nada de estepe: um reparador e um calibrador de pneus estão disponíveis.

Por ruas e estradas…

Dirigir o Camaro conversível é e será sempre um grande prazer. O conversível não tem apenas presença e um grande poder de atração, ele também esbanja força e é dono de uma performance invejável. Com a capota aberta, olhos fixados no HUD colorido e o vento batendo no rosto o bólido da GM é pura diversão.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 54 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

O poderoso V8 6.2 de 406 cv a 5.900 rpm e 56,7 kgfm a 4.600 rpm pode ser dócil quando necessário, mas ruge como um leão quando exigido. Sem turbo e com apenas duas válvulas por cilindro, o propulsor responde de forma amena por poucos segundos em determinadas situações. Isso de modo algum é um defeito, pois quando isso ocorre o ronco avassalador sai pelas bocas do escape anunciado a presença do Camaro.

Estas aceleradas sem ganho de velocidade são feitas no modo Drive e convidam os interessados a conferir a performance do Chevrolet Camaro Conversível 2015. Mas como já dissemos, são poucos segundos… Logo ele despeja sua brutalidade nas rodas traseiras e joga os ocupantes contra os assentos, ganhando os metros em poucos segundos. A GM fala em 4,8 segundos de 0 a 100 km/h.

Se a adrenalina já estiver inundando a corrente sanguínea, então o condutor precisa mudar para o modo Sport ou simplesmente assumir o comando das borboletas no volante, esticando ainda mais as marchas e extraindo tudo o que o V8 6.2 pode entregar. O giro do motor sobe rapidamente e a diversão está mais do que garantida.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 44 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

Ainda assim, pode-se rodar com relativo conforto em velocidades de cruzeiro, obtendo giro baixo do motor e alguma economia de combustível. Conseguimos 9,9 km/litro na estrada e 5,9 km/litro na cidade. E diga-se de passagem, andando de forma comportada. Se a condução for como o Camaro 2015 pede, o ponteiro vai descer rápido e os 71 litros de gasolina logo terão de ser repostos.

Rodando com a capota fechada, há uma pequena sensação de enclausuramento e a acústica nem chegar perto da percebida no cupê, mas convenhamos, com capota de tecido não daria mesmo para ter ruído interno baixo. Pelo menos o ronco do V8 pode ser apreciado de forma mais clara. Sem a cobertura, o som do vento e o urro do propulsor só incentivam o motorista a continuar acelerando.

Os freios Brembo são eficientes, mas convém saber usá-los de forma correta, pois dependendo da velocidade e das circunstâncias nem os famosos italianos vão livrar o conversível e seus ocupantes de uma situação perigosa, caso o piloto não tenha pleno controle do carro. A estabilidade do Camaro é excelente para sua proposta e o controle direcional é muito bom, garantindo manobras seguras e aceitáveis. Já a suspensão não é tão rígida quanto muitos pensam.

Basta lembrar que o Camaro é um carro americano e os consumidores de lá não prezam ajustes duros demais, comuns em carros esportivos europeus. Assim, mesmo sem prejudicar a estabilidade, a GM conseguiu um bom ajuste no conjunto deste carro, que pode rodar sem dificuldade por asfaltos não tão bons, paralelepípedos e bloquetes, absorvendo incrivelmente bem algumas irregularidades, que em outros carros provocaria desconforto na certa.

Note que estamos falando de um carro de 4,83 m com rodas aro 20 e pneus séries 45 e 40, sendo um conjunto feito de fato para asfalto bom. Dá para encarar sem medo ruas e vias expressas do dia a dia. No entanto, para manter tudo isso equilibrado, o Chevrolet Camaro Conversível 2015 tem altura reduzida em relação ao solo, não podendo evitar algumas lombadas mais exageradas. É mesmo um carro que pede para ser guiado de forma esportiva todos os dias.

Por você…

Ter um Camaro conversível dá ao proprietário um passaporte para a fama passageira, aquela que surpreende os transeuntes no dia a dia, deixando-os logo em seguida questionando a identidade daquela pessoa ao volante.

Alguns poderão dizer na rua: “isso que é vida” ou “ô, lá em casa!”, bem como outras coisas que ouvimos a bordo do Chevrolet Camaro Conversível 2015. Ele também será o “rei” da garotada, seja menino ou menina, eles vão acenar para você em algum momento. Mas não se preocupe, as intenções não são de todo direcionadas ao proprietário e sim ao automóvel que mexe com suas emoções.

chevrolet camaro conversivel avaliacao NA 29 700x466 Chevrolet Camaro conversível 2015 é ostentação em dose dupla

Para quem deseja ter essas e outras sensações no dia a dia, não só em um carro com altíssimo desempenho, estilo atraente, condução ao ar livre e muito mais. Os R$ 239.900 deverão compensar a aquisição.

Mesmo pelo lado racional é praticamente impossível medir isso tudo em uma opção mais barata no mercado nacional. Comprar um Chevrolet Camaro Conversível 2015 jamais será algo feito com a razão, mas plenamente aceitável se executado pela emoção.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Chevrolet Camaro Conversível 2015

Motor/Transmissão
Número de cilindros – V8 16V com injeção direta e AFM (desligamento de cilindros)
Cilindrada – 6162 cm³
Potência – 406 cv a 5.900 rpm (gasolina)
Torque – 56,7 kgfm a 4.600 rpm
Transmissão – Automática de seis marchas com paddle shifts
Tração – Traseira

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 4,8 segundos
Velocidade máxima – 250 km/h (limitada)

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Alumínio escovado aro 20 com pneus 245/45 ZR20 (dianteiros) e 275/40 ZR20 (traseiros)

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.836 mm
Largura – 1.917 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.378 mm
Entre-eixos – 2.852 mm
Tanque – 71 litros
Porta-malas – 290 litros (222 litros com capota recolhida)
Peso – 1.916 kg

Consumo estrada – 9,9 km/litro
Consumo urbano – 5,9 km/litro
Rotação a 110 km/h – 1.800 rpm
Preço – R$ 239.900

FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/chevrolet-camaro-conversivel-2015-e-ostentacao-em-dose-dupla/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s