Microsoft responde: tire as suas dúvidas sobre a atualização do Windows 10

WINDOWS 10

 

A notícia sobre a data de lançamento oficial do Windows 10 no comecinho do mês esquentou o ânimo de muitos consumidores. Afinal, a Microsoft promete fazer com que este seja o “último Windows” lançado, transformando todo o ecossistema do sistema operacional em um serviço. Porém, em meio à tantas informações, várias questões ainda permanecem um mistério.

Uma delas – talvez a principal – diz respeito à gratuidade do Windows 10 para os consumidores. Afinal, o sistema operacional vai ser realmentegratuito para todos? Ou apenas para os usuários do programa Windows Insider? E qual versão do SO vou receber? Vai ser necessário formatar a partição do HD para a instalação?

Microsoft responde: tire as suas dúvidas sobre o Windows 10 e sua atualização.

Microsoft responde

Como prometido, fomos em busca de respostas para esses questionamentos com a própria Microsoft. A seguir, listamos as perguntas que mandamos para a assessoria da empresa e as suas respectivas réplicas. Também aproveitamos para complementar algumas questões com matérias que já foram publicadas em nosso próprio site.

Afinal, vou receber o update gratuito?

TecMundo: Se um usuário utiliza um sistema operacional da Microsoft que tenha sido ativado de forma ilegal, ela ainda vai ter direito à atualização e ativação do Windows 10 da mesma forma que alguém que utiliza o SO original? Afinal, a mensagem na barra de notificações com um convite para a atualização parece ter sido emitida para todos.

Resposta: A Microsoft e nossos parceiros fabricantes de equipamentos originais sabem que muitos consumidores são vítimas involuntárias de pirataria e, com o Windows 10, gostaríamos que todos os nossos clientes avançassem junto com a gente.

Nossa oferta gratuita para atualizar para o Windows 10 não se aplica a dispositivos Windows não-genuínos mas, como sempre fizemos, vamos continuar a oferecer o Windows 10 aos clientes com dispositivos em um estado não-genuíno. Além disso, em parceria com alguns de nossos valiosos parceiros, estamos planejando ofertas de atualização do Windows 10 muito atraentes aos clientes que executam um dos seus dispositivos antigos em um estado não-original.

Qual versão do Windows vou receber?

TecMundo: Os usuários que receberam a atualização vão desfrutar de qual edição do Windows 10? Como já foi divulgado pela própria Microsoft, a nova versão do sistema operacional para PCs possui vários “sabores diferentes”. Windows 10 Home e Windows 10 Pro são as opções mais prováveis, mas isso ainda não está muito claro para os consumidores. O ambiente corporativo, por exemplo, poderá optar pela versão Windows 10 Enterprise?

Resposta: Não temos informações para compartilhar no momento.

Observação do TecMundo: no próprio site da Microsoft para perguntas frequentes há um tópico que aborda exatamente essa questão. A atualização vai acontecer conforme a imagem abaixo:

Esquema de atualização para o Windows 10 e suas edições.

Casos envolvendo versões e edições específicas do Windows 7 e 8 podem ser consultadas atravésdeste link no tópico ” Qual versão do Windows 10 obterei quando eu atualizar?”.

Formatar ou não formatar?

TecMundo: Assim que receber a atualização, os consumidores vão ter a possibilidade de escolher como instalar o novo sistema? Nas versões anteriores do Windows, os usuários podiam decidir entre uma instalação limpa – com a formatação da partição – ou apenas sobrescrever o sistema atual, mantendo os programas e arquivos da partição principal.

Resposta: Não temos informações para compartilhar no momento.

Observação do TecMundo: acreditamos que, assim como aconteceu nas versões anteriores do Windows, os usuários poderão escolher entre atualizar o sistema operacional mantendo os arquivos ou optar por realizar um update com formatação. Vale lembrar que o Windows 10 vai eliminar alguns elementos dos SOs anteriores, como alguns jogos, o player Media Center e gadgets da Área de Trabalho.

Comercialização do Windows 10

TecMundo: Após o primeiro ano de “distribuição gratuita”, como vai funcionar a comercialização do Windows 10? As edições do novo sistema operacional serão vendidas normal e separadamente assim como aconteceu com o Windows 7 e Windows 8?

Resposta: A maneira mais fácil de obter o Windows 10 é atualizar gratuitamente. Você também pode comprar uma cópia do Windows 10 se você decidir não atualizar, ou se você precisa comprar uma cópia por outras razões, como a instalação em um PC construído por você mesmo. Os preços de varejo sugeridos para o Windows 10 nos EUA são os mesmos que o Windows 8.1. Ainda não temos informações sobre o preço no Brasil.

Observação do TecMundo: nesta matéria, informamos quanto custará (em dólares) o Windows 10 para os consumidores que não puderem fazer a atualização gratuita. Naquela ocasião, a Microsoft mantinha o mesmo posicionamento de desconhecer por quanto o sistema operacional vai ser vendido por aqui.

Vou perder o Windows 10 se eu formatar?

TecMundo: Os consumidores que adquirem o Windows 10 durante o período de “distribuição gratuita” poderão reinstalar o sistema posteriormente e manter a validade do software? Ou, depois de uma formatação, será necessário adquirir uma nova cópia do sistema operacional?

Resposta: Não temos informações para compartilhar no momento.

Observação do TecMundo: nesta matéria, explicamos que o upgrade gratuito não será perdido com formatações futuras. Entretanto, esse não foi um posicionamento oficial por parte da Microsoft, o que indica que isso pode mudar com o tempo.

Windows como um serviço?

TecMundo: Depois do primeiro ano de “distribuição gratuita”, os consumidores terão que pagar para receber atualizações do sistema operacional? Apesar de a Microsoft garantir que, “após fazer a atualização, o Windows 10 é seu”, isso não garante que os updates futuros serão recebidos sem nenhum custo.

Resposta: Não temos planos de cobrar dos consumidores uma assinatura para o Windows 10. Nós faremos um upgrade gratuito para o Windows 10, disponível para qualificados, novos e já existentes Windows 7, Windows 8.1 e dispositivos Windows Phone 8.1.

Queremos uma base de clientes envolvidos na mais recente versão do Windows 10 e vamos continuar a mantê-lo atualizado para a vida útil do dispositivo, mantendo-o mais seguro e introduzindo novos recursos e funcionalidades ao longo do tempo – sem nenhum custo.

A questão dos usuários do Windows Insider

Recentemente, a Microsoft confundiu os consumidores fazendo-os pensar que aqueles que estão utilizando a versão de testes do Windows 10 receberiam uma cópia validada do sistema. Entretanto, assim como acontece com aqueles que receberem o update gratuito, o SO apenas será ativado caso o “Windows de origem” seja original.

Para os usuários do programa Windows Insider, a validação do Windows 10 permanecerá enquanto eles optarem por receber as novas builds do sistema. Se por um lado essa tática pode manter o seu SO “sempre ativado”, há o risco de uma atualização ainda não estável comprometer o seu computador.

…..

Ficou satisfeito com as respostas da Microsoft sobre o Windows 10? Ou ainda restou com alguma dúvida?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s