Moqueca de Ovo da Mamãe

OVO

Mamãe, quando solteira, estudou durante um ou dois anos em Salvador. Foi aí que aprendeu algumas das suas receitas baianas com as quais nos deliciava.

A Moqueca de Ovo, não sei por que razão, era sempre feita na hora do jantar.
Eu adorava, quando chegava à noitinha da aula e ela dizia: “Fiz moqueca de ovo”. Tomava um banho rápido, quase de gato, e ia direto pra mesa para poder saborear aquela moqueca maravilhosa, que era digna dos deuses, além de conter o mais delicioso de todos os ingredientes: seu carinho, seu afeto.
Pois é, hoje em dia, quando faço Moqueca de Ovo, muito mais do que seu singular e magnífico gosto, ela me sabe a amor… Então, desejo que você participe deste gostinho de Bahia e de amor de mãe nesta receita muito, muito especial. Bom apetite!

Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Xícara de café: 80ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml

Moqueca
1. 6 ovos grandes (60-65g cada)
2. 1 colher de sopa de azeite dendê (uso Lorde)
3. 3 dentes grandes de alho espremidos
4. 1 cebola média fatiada em rodelas finas
5. 1 pimentão verde médio fatiado em rodelas finas
6. ½ pimentão vermelho médio fatiado em rodelas finas
7. 3 tomates médios fatiados em rodelas finas
8. 3 colheres de chá rasas de sal (colher de 2,5ml)
9. 3 pitadas de pimenta do reino
10. 2 colheres de chá rasas de coloral
11. 4 colheres de sopa rasas de folhas de coentro picadas
12. 4 colheres de sopa de azeite dendê
13. 2 xícaras de chá de água
14. Sal para polvilhar os ovos
Pirão
1. ½ xícara de café de farinha de mandioca seca, NÃO TORRADA, para fazer o pirão
2. 1 xícara de café de água (80ml) para molhar a farinha de mandioca
Preparo
1. Numa frigideira funda de 22×5,5cm (uso Nigro) refogue o alho no azeite dendê até dourar. Acrescente a cebola e o pimentão, refogando até a cebola murchar um pouco. Adicione o tomate e refogue até começar a desmanchar. Acrescente o sal, a apimenta do reino, o coloral e o coentro, e mexa bem; ponha então as outras 4 colheres de sopa de azeite dendê e as 2 xícaras de água. Misture e PROVE O SAL. Deixe cozinhar 2 minutos, mexendo de vez em quando.
2. Acrescente os ovos colocando um no centro da frigideira e cinco ao redor dele; polvilhe-os com sal. Cubra com uma tampa de panela e abaixe o fogo quando começar a ferver. Vez por outra, ponha colheradas de molho fervendo sobre os ovos para que as gemas cozinhem mais rápido*. Quando as gemas estiverem cozidas**, apague o fogo, retire os ovos um a um com uma escumadeira e ponha-os num prato de bolo. Remova o excesso de tempero que fica pregado nos ovos e retorne-o para a frigideira. Cubra os ovos com uma tampa de panela grande e faça o pirão.
3. Pirão: numa tigelinha, coloque a farinha de mandioca e a água; misture bem e acrescente ao molho que ficou na panela. Misture. Acenda o fogo e deixe ferver até engrossar e cozinhar (aproximadamente 2 minutos), mexendo sempre com uma colher de pau até obter um pirão mole. Derrame o pirão em 3 pratos fundos e ponha dois ovos por cima de cada porção de pirão. Sirva imediatamente, acompanhado de arroz branco e de uma colher de sopa ao lado de cada prato, pois moqueca de ovo come-se mesmo é com colher. Ponha na mesa algumas pimentas ou molho de pimenta para os aficcionados. Rende 3 porções.
*Como as gemas cozinham mais lentamente que as claras (sua coagulação pelo calor faz-se em temperatura mais alta que a das claras), acelera-se o seu cozimento colocando o molho fervente diretamente sobre elas.
**Se preferir, deixe as gemas moles e retire os ovos antes de elas endurecerem.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s