10 truques para usar melhor o WhatsApp

TRUQUES

Na última sexta-feira, nós explicamos como usar dois números de WhatsApp em um telefone só. Agora, uma lista com 10 truques que você talvez não conheça pode melhorar sua experiência no aplicativo. É possível, por exemplo, recuperar mensagens apagadas, bloquear o acesso de pessoas estranhas às conversas e até agendar mensagens. Confira:

1. Mude o número do seu WhatsApp

Quem já usou vários números no mesmo aparelho provavelmente já se deparou com o seguinte problema: ao passar o telefone a uma pessoa, teve que dar o número do chip e  o que está sincronizado com o WhatsApp. Para resolver o problema, há duas maneiras: desinstalar e instalar novamente o app (a mais difícil) ou alterar dentro do próprio programa.

Em ‘Ajustes’, clique em ‘Conta’ e em ‘Alterar número’. Depois de alterar o telefone, o usuário receberá um código via SMS que será validado dentro das configurações. Os grupos e contatos serão mantidos e o número anterior será substituído pelo novo em conversas coletivas.

2. Desative o ‘visto por último’

Android e iOS permitem desativar o recurso que mostra quando o app foi aberto pela última vez. Clique em ‘Ajustes’ e em ‘Conta’ e depois em ‘Privacidade’. Desative o ‘Visto por último’ para todos os contatos. Mas lembre-se: quando estiver online, as pessoas conseguirão ver.

3. Bloqueie o app quando não quiser que outras pessoas o vejam

Existem diversos aplicativos para Android e iOS que permitem que o usuário bloqueie todas as conversas quando alguém desautorizado quiser vasculhar. Segundo o próprio WhatsApp, existem diversas opcões de apps para Android que realizam a tarefa. Confira todas elas aqui.

4. Arquive todas as conversas

O recurso de backup automático do WhatsApp salva todas as conversas e permite restaurá-las caso o app seja desinstalado ou o usuário mude de número. É possível realizar a atividade manualmente, escolher com que frequência a tarefa será realizada e até desativar o recurso.

5. Acesse as mensagens apagadas (Android)

Pelo Android, é possível acessar as mensagens apagadas porque elas ficam armazenadas no cartão de memória, que os iPhones não possuem. Vá até a pasta ‘WhatsApp’ do cartão SD e clique em ‘Databases’. Lá dentro, é possível ver arquivos como ‘msgstore-2015-01-04.1.db.crypt’. Como é fácil perceber, elas indicam a data em que foram criadas. Na pasta também fica um arquivo chamado ‘msgstore.db.crypt’. Altere seu nome para algo como ‘backup-msgstore.db.crypt’.

Depois de renomear o arquivo, basta alterar a conversa com a data desejada e o renomeie para msgstore.db.crypt. A última etapa é ir abrir as configurações do celular. Em ‘Aplicativos’, ‘Gerenciar Aplicativos’ e ‘WhatsApp’, clique em limpar todos os dados.

Quando abrir o WhatsApp, o app vai pedir que o usuário restaure as informações a partir da cópia de segurança. Clique em ‘Restaurar’ e tudo voltará ao normal.

6. Oculte sua foto de perfil para quem não está em sua lista de contatos

No menu de privacidade, selecione ‘Apenas contatos’ em ‘Foto do perfil’.

7. Agende uma mensagem pelo WhatsApp (Android)

O aplicativo Seebye Scheduler permite agendar mensagens para enviar aos contatos da lista.Mas preste atenção: é preciso ter o acesso root habilitado no telefone.

8. Receba as notificações do celular no PC

Para usar o WhatsApp pelo computador basta acessar o WhatsApp Web, mas é necessário ficar com o site aberto para visualizar as notificações. Outra opção é o Pushbullet, que consegue fazer a ligação entre seu computador e seu celular, para que o usuário verifique as notificações diretamente no seu desktop sem a necessidade de olhar para o celular. Assim, quando chegar alguma mensagem do WhatsApp, ela deve aparecer no computador por meio de uma extensão para o navegador.

9. Impeça o download automático de mídia para o celular

Desative o item ‘Salvar Mídia Recebida’ em ‘Ajustes de Conversa’ e economize espaço no aparelho, escolhendo apenas as imagens que deseja baixar.

10. “Engane” a confirmação de leitura

Para visualizar uma mensagem sem confirmar sua leitura, ative o modo avião quando recebê-la. Abra naturalmente o WhatsApp e leia o que desejar. Atenção: em celulares Android, ao reativar o celular, as barras azuis aparecerão automaticamente.  No iOS isso só vai acontecer quando o usuário realmente abrir o aplicativo.

Se preferir, é possível desativar de vez a confirmação de leitura. Vá em “Ajustes”, “Conta” e “Privacidade” e desative a confirmação de leitura. Ao fazer isso, não será possível visualizar a confirmação de itens enviados aos seus contatos. A confirmação em grupos, no entanto, será mantida.

Via Buzzfeed e  Geekscab

 
Ao utilizar o WhatsApp, o seu smartphone vai criar uma pasta em que os arquivos mandados pelos seus amigos (como fotografias e vídeos) são salvos. Isso é feito automaticamente, de maneira que você pode acabar com uma quantidade de dados bastante grande ocupando espaço no seu aparelho e sem nem saber disso.Contudo, esse pequeno problema pode ser contornado de maneira simples. Isso porque o aplicativo permite que você desabilite esse recurso automático. Sendo assim, você vai salvar apenas os arquivos que quiser manter no seu aparelho, resultando em uma organização bem mais eficiente de fotografias e vídeos.

Pensando nisso, o Tecmundo preparou este tutorial, de modo que você pode conferir como fazer isso com o WhatsApp para os sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente — e o método de trabalho é realmente simples.

Escolhendo apenas o que interessa

Android

Assim que você abrir o aplicativo no seu aparelho Android, toque no botão representado por três pontos e acesse a área de “Configurações” — o modo de acesso pode mudar dependendo do seu aparelho e da versão do seu sistema operacional.

Com isso, uma nova janela vai ser aberta, com diferentes alternativas de trabalho. Tudo o que você precisa fazer é tocar em “Download automático de mídia”. O próximo passo é tocar em “Quando utilizando rede de dados”.

Em seguida, no menu que surgir, desmarque todas as opções de arquivos que aparecer e confirme a operação. Depois disso, volte para o menu anterior, escolha “Quando conectado ao WiFi” e repita a operação descrita.

iOS

Ao pegar o seu aparelho iOS, abra o WhatsApp e toque na alternativa “Opções”, botão localizado no menu inferior da sua tela. Logo em seguida, escolha a divisão chamada “Ajustes de Conversa”.

Na nova janela que for aberta, há uma opção chamada “Salvar Mídia Recebida”, sendo que você deve desativá-la. Simples, não é mesmo?

Fontes:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/10-truques-para-usar-melhor-o-whatsapp/48737 e http://www.tecmundo.com.br/como-fazer/53189-whatsapp-como-impedir-que-arquivos-sejam-salvos-automaticamente.htm

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s